Evento volta à Cinemateca Brasileira (SP) em novembro celebrando o centenário do Estúdio Mosfilm.
Em janeiro deste ano celebrou-se o centenário do Estúdio Mosfilm. Maior estúdio da Rússia e um dos maiores do mundo, o Mosfilm chega aos cem anos tendo produzido cerca de 2.500 longas metragens, muitos deles entre os mais importantes da história do cinema. Há pouco mais de 10 anos a distribuidora CPC-UMES Filmes iniciou no Brasil o licenciamento e a distribuição de filmes do estúdio, e este ano realiza, entre os dias 13 e 24 de novembro, a 10ª MOSTRA MOSFILM DE CINEMA SOVIÉTICO E RUSSO, na Cinemateca Brasileira.
A abertura da Mostra ficará por conta de um dos filmes mais aguardados pelos frequentadores das edições anteriores e apreciadores da cinematografia soviética e russa: “Asas” (1966), da diretora Larisa Shepitko.
Restaurado este ano pelo Mosfilm, o longa conta a história de Nadezhda Petrukhina, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, que luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha, e a vontade de voltar a voar sempre vem à tona.
“Asas” foi o primeiro filme de Shepitko após sua graduação no Instituto Estatal de Cinema (VGIK), e foi um grande sucesso de crítica e público na época do lançamento. Os espectadores ficaram impressionados com a atuação de Maya Bulgakova, que interpretou a protagonista.
A programação deste ano traz 20 longas metragens, sendo 8 nunca antes exibidos no evento, e 12 dos mais marcantes exibidos nas 9 edições anteriores.
Entre as novidades, além de “Asas” estão “Os Sinos da Noite” (1973), drama de Vassily Shukshin que é o verdadeiro retrato da alma russa; “Minin e Pozharsky” (1939), de Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller, um dos raros filmes sobre a invasão da Polônia à Rússia em 1911-12; o fundamental “A Greve” (1924), de Serguey Eisenstein; a aventura “Velas Escarlates” (1961), do mago dos efeitos especiais Aleksandr Ptushko; a deliciosa comédia “Romance de Escritório” (1977), de Eldar Ryazanov; “Noites Brancas” (1959), adaptação de Ivan Pyriev para o romance de Dostoievski, e “Não Pode Ser!” (1975), do campeão de bilheterias Leonid Gayday.
A seleção do melhor das mostras anteriores traz “Tigre Branco”, de Karen Shakhnazarov (2012); “Vá e Veja” (1985), de Elem Klimov; “Moscou Não Acredita em Lágrimas” (1979), de Vladimir Menshov; “Dersu Uzala” (1975), de Akira Kurosawa; “O Espelho” (1975), de Andrei Tarkovsky; “As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques” (1924), de Lev Kuleshov; “Circus” (1936), de Grigori Aleksandrov; “Quando Voam as Cegonhas” (1957), de Mikhail Kalatozov; “O Comunista” (1957), de Yuli Raizman; “A Balada do Soldado” (1959), de Grigori Chukhray; “O Destino de um Homem” (1959), de Serguei Bondarchuk, e o documentário “O Fascismo de Todos os Dias” (1956), de Mikhail Romm.
A Mostra é uma realização do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo (CPC-UMES), em parceria com a Cinemateca Brasileira e a Embaixada da Rússia no Brasil. Dos 20 filmes da programação deste ano, 12 foram recentemente restaurados, e todas as exibições serão no formato DCP.
Apoio: Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia (Rossotrudnichestvo), Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo e Instituto Soyuz.
PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
Sessão com trilha sonora ao vivo
Na segunda edição da Mostra, em 2015, a sessão do filme “As Aventuras Extraordinárias de Mr. West no País dos Bolcheviques” foi acompanhada pela pianista e compositora Dudah Lopes, que compôs trilha sonora especialmente para a ocasião. Dudah volta este ano para apresentar mais uma vez sua trilha para o filme de Lev Kuleshov.
Quando: sábado, 23/11, 16:45h
Exposição “Maya Malenkaya”, por Nadia Ramirez Starikoff
Em comemoração aos 10 anos da Mostra Mosfilm, Nadejda Ramirez Starikoff apresenta a exposição “Maya Malenkaya”, criada para oferecer uma experiência sensorial rica, em que a infância e a nostalgia se entrelaçam. As matryoshkas, com suas camadas de memória e identidade, são o foco central, convidando os visitantes a refletir sobre suas próprias histórias.
Quando: durante toda a Mostra, no foyer da Sala Grande Otelo
Oficinas de Matryoshkas, com Nadia Ramirez Starikoff
Nos sábados, dias 16 e 23/11, Nadia Ramirez Starikoff conduzirá oficinas de pinturas de Matryoshkas, para adultos e crianças. Sob a orientação da artista, os participantes poderão criar suas próprias bonecas, tornando a experiência ainda mais pessoal e significativa.
Quando: sábados, 16/11 e 23/11, 15:30h
Duração: 50 minutos / Retirada de senhas a partir das 13h
Pôsteres do Cinema Soviético e Russo
Durante toda a Mostra, também no foyer da sala Grande Otelo, apresentaremos a exposição “Pôsteres do Cinema Soviético e Russo”. Os pôsteres de filmes da cinematografia soviética e russa são verdadeiras obras de arte. A década de 1920, além de revelar diretores que viriam a ser alguns dos mais importantes de todos os tempos, como Serguey Eisenstein, apresentou uma geração de artistas gráficos inovadores, mas a produção desses pôsteres inigualáveis não parou por aí. A exposição terá 12 pôsteres de filmes de diversos artistas, gêneros e décadas.
Introdução ao idioma russo com Cinthia Lopes
Cinthia é professora de russo no Instituto Soyuz e organizadora do projeto Molotok, que realiza traduções de cartazes soviéticos, músicas e vídeos diversos.
Quando: sábados, 16/11 e 23/11, às 15:30hs
Duração: 50 minutos
Workshop de Danças Folclóricas Russas
Nos sábados, dias 16 e 23/11, a Associação Cultural Grupo Volga de Folclore Russo oferecerá um Workshop de danças folclóricas russas. Os participantes poderão se familiarizar com passos básicos femininos e masculinos da dança folclórica russa.
Quando: sábados, 16/11/24 e 23/11/24, 15:30h
Duração: 40 minutos
Comidas, bebidas e artesanato típicos do Leste Europeu
Um pedacinho da tradicional Feira do Leste Europeu estará na Cinemateca nos sábados 16/11 e 23/11, com barracas de comidas, bebidas e artesanato típicos da região. A Feira do Leste Europeu acontece mensalmente na Vila Zelina, bairro que concentra o maior número de imigrantes de países do Leste Europeu em São Paulo.
Quando: sábados, 16/11/24 e 23/11/24, das 13hs às 21hs
Informações Gerais:
10ª Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo – 100 anos do Estúdio Mosfilm
Terceiro e quarto finais de semana de novembro de 2024
13, 14, 15, 16, 17/11/24
21, 22, 23, 24/11/24
Local:
Cinemateca Brasileira
Largo Senador Raul Cardoso, nº 133, Vila Clementino, São Paulo/SP
Telefone: (11) 5906-8100
Entrada gratuita
Para mais informações:
Facebook: @cpcumesfilmes
Instagram: @cpcumesfilmes
E-mail: contato@cpc-umes.com.br
O ESTÚDIO MOSFILM
Em 30 de janeiro de 1924, com a estreia do longa-metragem “Nas Asas”, de Boris Mikhin, surgia o Mosfilm, um dos mais antigos e pioneiros estúdios de cinema do mundo. Durante seus 100 anos de existência foram produzidos no Estúdio Mosfilm mais de 2.500 longas-metragens de vários diretores que contribuíram para a criação da história do cinema mundial, como Serguey Eisenstein, Vsevolod Pudovkin, Ivan Pyriev, Grigori Aleksandrov, Mikhail Romm, Grigori Chukhray, Mikhail Kalatozov, Serguei Bondarchuk, Andrei Tarkovsky, Leonid Gayday, Gleb Panfilov, Karen Shakhnazarov e muitos outros.
Ainda hoje, é o maior estúdio da Rússia e um dos maiores da Europa, contando com 17 pavilhões de filmagens, cidades cenográficas e equipamentos de alta tecnologia que permitem realizar o ciclo de produção do cinema em sua totalidade. O Mosfilm é um órgão público, presidido, desde 1998, pelo cineasta, roteirista e produtor Karen Shakhnazarov.
CPC-UMES FILMES
Braço do Centro Popular de Cultura da União Municipal dos Estudantes Secundaristas de São Paulo, a distribuidora CPC-UMES Filmes está no mercado nacional de home vídeo desde 2014, com 56 títulos lançados em DVD e Blu- Ray, além de uma parceria em Blu-Ray com a Versátil Home Vídeo. Com licenciamento direto do Mosfilm, os filmes contemplam clássicos do cinema soviético e russo de diretores como Serguey Eisenstein (Aleksandr Nevsky, 1938), Andrei Tarkovsky (Solaris, 1972), Elem Klimov (Vá e Veja, 1985), Serguei Bondarchuk (Guerra e Paz, 1965-67), entre outros.
Além da atuação em home vídeo, a distribuidora organiza, desde 2014, a Mostra Mosfilm de Cinema Soviético e Russo, que em São Paulo acontece na Cinemateca Brasileira e também já teve edições em Porto Alegre e Fortaleza. Em 2018, iniciou atividades no circuito comercial de cinemas com o lançamento de “Anna Karenina. A História de Vronsky”, com ótima receptividade de crítica e público. O lançamento contou com a presença de Karen Shakhnazarov, diretor do filme e do Estúdio Mosfilm. Em 2024, a distribuidora repetiu a atuação nos cinemas com “No Submundo de Moscou”, último lançamento de Shakhnazarov.
CINEMATECA BRASILEIRA
A Cinemateca Brasileira, maior acervo de filmes da América do sul e membro pioneiro da Federação internacional de Arquivo de Filmes – FIAF, foi oficializada em 1949 como Filmoteca do Museu de Arte Moderna de São Paulo, tornando-se Cinemateca Brasileira em 1956, sob o comando do seu idealizador, conservador-chefe e diretor Paulo Emílio Sales Gomes. Compõem o cerne da sua missão o estímulo ao estudo, defesa, preservação, divulgação e desenvolvimento da cultura cinematográfica. Desde 2022, a instituição é gerida pela Sociedade Amigos da Cinemateca, entidade criada em 1962, e que recentemente foi qualificada como Organização Social pelo Governo Federal.
EMBAIXADA DA FEDERAÇÃO DA RÚSSIA NA REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL
A Embaixada da Rússia em Brasília é a representação diplomática russa no Brasil. O atual embaixador é Alexey Kazimirovitch Labetskiy.
APOIADORES
ROSSOTRUDNICHESTVO
Agência de Assuntos da Comunidade dos Estados Independentes da Federação da Rússia
O Rossotrudnichestvo é uma agência governamental federal russa autônoma, sob a jurisdição do Ministério das Relações Exteriores da Rússia. É o órgão do governo russo responsável principalmente por administrar a ajuda externa civil e o intercâmbio cultural com outros países. A agência opera na Ásia Central, na América Latina e na Europa Oriental, principalmente na Comunidade de Estados Independentes.
ASSOCIAÇÃO CULTURAL GRUPO VOLGA DE FOLCLORE RUSSO
Fundado em 1981, o Grupo Volga tem como objetivo manter a cultura, as tradições e a história de pais e avós russos que imigraram para o Brasil, através de danças, cantos, exposições de artesanato e culinária, proporcionando ativa participação da Comunidade Russa nos eventos culturais de São Paulo.
INSTITUTO SOYUZ
O Instituto Soyuz é uma organização brasileira marxista-leninista fundada em 2021, tendo como foco a democratização do ensino de idiomas e a aproximação do trabalhador brasileiro aos movimentos proletários internacionais. Inspirado na antiga rede de escolas “UBRASUS” (União Cultural Brasil-URSS), apresenta sua temática focada nos antigos (e atuais) países do bloco socialista, trazendo, além de aulas de idiomas como russo, húngaro e mandarim, método baseado nos princípios da educação popular de Paulo Freire e Nadejda Krúpskaia.
PROGRAMAÇÃO
Quarta 13/11 (abertura)
19:30h ASAS
Quinta 14/11
16:00h QUANDO VOAM AS CEGONHAS
18:00h MININ E POZHARSKY
20:15h OS SINOS DA NOITE
Sexta 15/11
16:00h O DESTINO DE UM HOMEM
18:00h NOITES BRANCAS
20:00h MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
Sábado 16/11
14:00h A GREVE
15:30h PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
16:45h NÃO PODE SER!
18:35h O COMUNISTA
20:40h VÁ E VEJA (sessão externa)
Domingo 17/11
14:00h A BALADA DO SOLDADO
15:50h O FASCISMO DE TODOS OS DIAS
18:20h CIRCUS
20:10h TIGRE BRANCO
Quinta 21/11
16:00h NOITES BRANCAS
18:00h ASAS
20:00h VÁ e VEJA
Sexta 22/11
16:00h A BALADA DO SOLDADO
18:00h A GREVE
19:45h ROMANCE DE ESCRITÓRIO
Sábado 23/11
14:00h VELAS ESCARLATES
15:30h PROGRAMAÇÃO ESPECIAL
16:45h MR. WEST (sessão com música ao vivo)
18:00h MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS
21:00h O ESPELHO (sessão externa)
Domingo 24/11
14:00h TIGRE BRANCO
16:00h OS SINOS DA NOITE
18:00h QUANDO VOAM AS CEGONHAS
20:00h DERSU UZALA
FILMES SELECIONADOS
AS AVENTURAS EXTRAORDINÁRIAS DE MR. WEST NO PAÍS DOS BOLCHEVIQUES1924 / P&B / 55 MIN. / COMÉDIA
Direção: Lev Kuleshov
Roteiro: Vsevolod Pudovkin e Nikolai Aseev
Com Porfiri Podobed, Boris Barnet, Aleksandra Khokhlova e Vsevolod Pudovkin
Sinopse: Querendo viajar à União Soviética, Mr. West é advertido pelas revistas americanas, os grandes meios de comunicação da época, dos terríveis perigos existentes naquele bárbaro país. Para proteger-se, ele leva consigo o caubói Jeddy, seu fiel guarda-costas, mas acaba caindo nas malhas de um grupo de ladrões disfarçados de contrarrevolucionários. Passados 100 anos, a sátira de Kuleshov sobre a visão dos americanos acerca dos russos pouco perdeu de sua atualidade.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Curiosidades:
– Kuleshov foi o precursor da teoria soviética da montagem. No experimento “Efeito Kuleshov”, intercalou o plano de um rosto inexpressivo com imagens que tinham significado para o espectador. Embora o rosto fosse sempre o mesmo, a plateia “via” expressões diferentes.
– Estão no elenco futuras estrelas do cinema soviético: os diretores Vsevolod Pudovkin e Boris Barnet, e os atores Serguei Komarov e Aleksandra Khokhlova.
A GREVE1924 / P&B / 81 MIN. / DRAMA
Direção: Serguey Eisenstein
Roteiro: Grigori Aleksandrov, Serguey Eisenstein, Ilya Kravchunovsky e Valerian Pletnyov
Com Maksim Shtraukh, Grigori Aleksandrov, Mikhail Gomorov e Ivan Klyukvin
Sinopse: O suicídio de um operário injustamente acusado de roubo é o estopim para o início de uma greve numa fábrica na Rússia czarista pré-revolução. Reivindicando melhores condições de trabalho, os operários da fábrica enfrentam dura e violenta repressão.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Curiosidades:
– Longa de estreia de Eisenstein, já trazendo as caraterísticas marcantes da sua obra, em termos de técnica cinematográfica e temáticas.
– O filme começa com a clássica citação de Lenin: “A força da classe trabalhadora é a organização. Sem organização das massas, o proletariado não é nada; organizado é tudo. Ser organizado significa unidade da ação, unidade da atividade prática.”
CIRCUS1936 / P&B / 94 MIN. / COMÉDIA MUSICAL
Direção: Grigori Aleksandrov
Argumento e Roteiro: Grigori Aleksandrov
Música: Isaak Dunayevsky
Com Lyubov Orlova, Evgenia Melnikova, Vladimir Volodin e Serguei Stolyarov
Sinopse: Enquanto a Grande Depressão arrasava a economia dos EUA, os planos quinquenais produziam um intenso desenvolvimento na União Soviética. É lá que acaba indo parar uma artista de circo americana ao fugir de uma multidão enfurecida com o fato dela ter dado à luz um bebê negro. Marion Dixon busca abrigo num trem, onde encontra o agente teatral alemão Franz von Kneishitz, que a recruta para uma turnê circense através da URSS e procura mantê-la como escrava sob a ameaça de revelar seu segredo.
Classificação Indicativa: Livre
Curiosidades:
– O nome da protagonista, Marion Dixon, é uma homenagem à atriz Marlene Dietrich.
– O filme foi pioneiro em tratar o tema do racismo, e combatê-lo, no cinema soviético, num tempo em que, nos principais países capitalistas, a segregação racial florescia.
MININ E POZHARSKY1939 / P&B / 110 MIN. / DRAMA
Direção: Vsevolod Pudovkin e Mikhail Doller
Roteiro: Viktor Shklovsky
Música: Yury Shaporin
Com Aleksandr Khanov, Boris Livanov, Boris Chirkov e Lev Sverdlin
Sinopse: No período conhecido como “Tempo de Dificuldades” (1598-1613), o príncipe Dmitry Pozharsky e o comerciante Kuzma Minin lideram a luta dos russos por sua independência, contra a invasão polonesa em 1611-12.
Classificação Indicativa: Livre
Curiosidades:
– Há pouquíssimos filmes sobre a invasão polonesa à Rússia, sendo “Minin e Pozharsky” o mais importante deles.
– Para dar mais autenticidade às cenas de batalhas, Pudovkin entrou, de câmera na mão, no meio dos “combates”.
QUANDO VOAM AS CEGONHAS
1957 / P&B / 96 MIN. / DRAMA
Direção: Mikhail Kalatozov
Argumento e Roteiro: Viktor Rozov
Música: Moisey Vaynberg
Com Tatyana Samoylova, Aleksei Batalov, Vassily Merkurev e Aleksandr Shvorin
Sinopse: Veronika e Boris, um jovem casal de namorados, é separado pela convocação do rapaz para se juntar ao Exército Vermelho na 2ª Guerra Mundial. Ansiosa por notícias do front, a moça é acolhida pela família de Boris quando sua casa é destruída por um bombardeio e acaba forçada a se envolver com o primo do rapaz, com quem resignadamente se casa, mas continua a esperar por Boris.
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Curiosidades:
– Palma de Ouro de “melhor filme” no Festival de Cannes (1958).
– Destaque para o trabalho do diretor de fotografia Serguei Urusevsky, com o uso pioneiro da câmera na mão para as filmagens.
O COMUNISTA1957 / COR / 110 MIN. / DRAMA
Direção: Yuli Raizman
Roteiro: Evgeny Gabrilovich
Música: Rodion Schedrin
Com Evgeny Urbansky, Sofya Pavlova, Evgeny Shutov e Boris Smirnov
Sinopse: O filme mostra a curta, mas brilhante vida de Vassily Gubanov, seu trabalho honesto e consciencioso na construção de uma grande central elétrica em Zagora, durante a Guerra Civil. Sem perceber, ele vai realizando os feitos que o tornarão um herói postumamente.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2024
Curiosidades:
– O longa foi realizado para marcar o 40º Aniversário da Revolução de Outubro.
– Selecionado para as programações especiais dos festivais de Veneza (1958) e Locarno (1967).
A BALADA DO SOLDADO
1959 / P&B / 88 MIN. / GUERRA
Direção: Grigori Chukhray
Argumento original: Grigori Chukhray, Valentin Ezhov
Música: Mikhail Ziv
Com Vladimir Ivashov, Zhanna Prokhorenko, Nikolai Kryuchkov e Evgeny Urbansky
Sinopse: Durante a 2ª Guerra Mundial, o soldado Alyosha destrói dois tanques alemães. Ao invés de uma medalha, pede uma licença para visitar a mãe. Na jornada, o jovem compartilha com o povo os sacrifícios da vida na retaguarda.
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2012
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Curiosidades:
– Premiado nos festivais de Cannes, São Francisco, Londres e Milão.
– Indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original (1962).
NOITES BRANCAS1959 / COR / 96 MIN. / ROMANCE
Direção: Ivan Pyriev
Argumento original: Fyodor Dostoievski
Música: Arnold Roytman
Com Lyudmila Marchenko, Oleg Strizhenov, Anatoly Fedorinov, Svetlana Kharitonova e Vera Popova
Sinopse: São Petersburgo, década de 40 do século XIX. Nas noites brancas de verão, às margens do rio Neva, Nastenka conhece o Sonhador. Durante cinco noites, caminhando pela cidade, os dois jovens falam sobre si mesmos, suas desilusões e desejos, e se apaixonam.
Classificação Indicativa: Livre
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2023
Curiosidades:
– Ivan Pyryev foi convidado a participar do júri do Festival de Veneza em que o Leão de Prata foi concedido ao “Noites Brancas” de Luchino Visconti, daí decidiu filmar sua versão.
– A atriz Lyudmila Marchenko disse, anos depois das filmagens, que o papel de Nastenka foi o preferido de sua carreira.
O DESTINO DE UM HOMEM
1959 / P&B / 101 MIN. / DRAMA
Direção: Serguei Bondarchuk
Argumento original: Mikhail Sholokhov
Música original: Venyamin Basner
Com Serguei Bondarchuk, Pavlik Boriskin, Zinaida Kirienko e Pavel Volkov
Sinopse: Convocado pelo Exército Vermelho para atuar como motorista, Andrei é capturado pelos alemães e, quando retorna, não encontra sua mulher e filhos, todos mortos na guerra. O fantasma de uma vida sem propósito o atormenta.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2020
Curiosidades:
– Adaptação do romance homônimo de Mikhail Sholokhov, vencedor do Prêmio Nobel de Literatura em 1965.
– Filme de estreia de Serguei Bondarchuk na direção.
VELAS ESCARLATES1961 / COR / 87 MIN. / FANTASIA
Direção: Aleksandr Ptushko
Argumento original: Aleksandr Grin
Música: Igor Morozov
Com Anastasia Vertinskaya, Vassily Lanovoy, Ivan Pereverzev e Serguei Martinson
Sinopse: A pequena Assol encontra um velho mago que promete à menina que um dia um príncipe virá num navio com velas escarlates levá-la do vilarejo onde mora. Arthur Grey, filho de um nobre cruel que se separa do pai para viver no mar, aporta com seu navio mercante na aldeia da agora jovem Assol, avista a moça dormindo na floresta e logo se apaixona.
Classificação indicativa: Livre
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2023
Curiosidades:
– O filme foi rodado em várias localidades, entre elas Koktebel e Yalta, na Crimeia, Baku, no Azerbaijão, e Pitsunda, na costa do Mar Negro.
– Para atender as exigências de Ptushko por autenticidade, a equipe de produção providenciou 2.500m de seda vermelha para as velas do navio de Arthur Grey.
O FASCISMO DE TODOS OS DIAS
1965 / P&B / 136 MIN. / DOCUMENTÁRIO
Direção e Argumento Original: Mikhail Romm
Música Original: Alemdar Karamanov
Sinopse: Intercalando imagens do presente (1965) e material capturado do arquivo do Ministério de Propaganda do III Reich, da coleção pessoal de Hitler e fotografias apreendidas de soldados alemães da SS, Mikhail Romm, diretor e também narrador do filme, desenvolve uma aguda reflexão sobre a natureza do fascismo, enquanto reconstrói a trajetória de sua ascensão e queda.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Curiosidades:
– O mais profundo, criativo e impactante documentário realizado sobre o tema.
– Vencedor do Prêmio Especial do Júri no Festival Internacional de Documentário e Animação de Leipzig (1965).
ASAS1966 / P&B / 85 MIN. / DRAMA
Direção: Larisa Shepitko
Roteiro: Valentin Ezhov e Natalya Ryazantseva
Música: Roman Ledenyov
Com Maya Bulgakova, Serguei Nikonenko, Zhanna Bolotova e Pantelejmon Krymov
Sinopse: Nadezhda Petrukhina, ex-piloto de caça na Segunda Guerra Mundial, luta para se adaptar à nova vida em tempos de paz. Agora diretora de uma escola técnica, Petrukhina tem que lidar com as questões comportamentais dos jovens estudantes e a desconexão com sua filha, e a vontade de voltar a voar sempre vem à tona.
Classificação Indicativa: Livre
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2024
Curiosidades:
– Primeiro filme da diretora após a graduação no Instituto Estatal de Cinema (VGIK).
– O filme foi um grande sucesso de bilheteria no lançamento. Os espectadores ficaram impressionados com a atuação de Maya Bulgakova, que interpretou a protagonista.
OS SINOS DA NOITE1973 / COR / 107 MIN. / DRAMA
Direção e roteiro: Vassily Shukshin
Música: Pavel Chekalov
Com Vassily Shukshin, Lidiya Fedoseeva, Ivan Ryzhov e Marya Skvortsova
Sinopse: Yegor Prokudin acaba de cumprir pena e deixa a prisão. Homem simples e gentil, ele deseja a qualquer custo uma vida nova, e viaja para a aldeia onde mora Lyuba, com quem trocava cartas enquanto estava preso. Decidido a romper para sempre com seu passado, Prokudin descobre que as coisas não serão tão simples assim.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2019
Curiosidades:
– Vassily Shukshin e Lidiya Fedoseeva eram casados na realidade, e uma das canções que inspirou o filme está intimamente liga à situação em que se conheceram.
– No ano do lançamento, o filme foi assistido por quase 63 milhões de espectadores na URSS. Os leitores da revista “A Tela Soviética” o consideraram o filme do ano, e Vassily Shukshin o ator do ano.
NÃO PODE SER!1975 / COR / 92 MIN. / COMÉDIA
Direção: Leonid Gayday
Argumento original: Mikhail Zoschenko
Música: Aleksandr Zatsepin
Com Mikhail Pugovkin, Nina Grebeshkova, Vyacheslav Nevinny, Oleg Dahl
Sinopse: Três histórias curtas sobre casamento, baseadas em obras do humorista e escritor russo Mikhail Zoshchenko: “Crime e Castigo”, “Uma Aventura Divertida” e “Incidente de Casamento”.
Classificação indicativa: Livre
Curiosidades:
– O papel do pai na história “Casamento” seria de Yury Nikulin, um dos atores prediletos do diretor, mas Nikulin estava muito ocupado na época com as atividades do seu circo.
– A obra de Mikhail Zoschenko está entre os melhores conteúdos humorísticos produzidos na URSS.
O ESPELHO1975 / COR / 106 MIN. / DRAMA
Direção: Andrei Tarkovsky
Argumento original: Aleksandr Misharin e Andrei Tarkovsky
Música: Eduard Artemev
Com Margarita Terekhova, Oleg Yankovsky, Filipp Yankovsky e Ignat Daniltsev
Sinopse: Aleksei, homem na casa dos 40 anos e à beira da morte, relembra seu passado, a infância, os horrores da guerra e a relação com sua mãe e sua ex-esposa. As imagens se misturam com arquivos sobre a Guerra Civil Espanhola e a Segunda Guerra Mundial.
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 12 anos
Curiosidades:
– O filme ocupa lugar especial na filmografia de Tarkovsky, e tem fortes traços autobiográficos, principalmente de sua infância. O diretor filmou a mãe, Maria Ivanovna Vishnyakova-Tarkovskaya, então idosa, e os poemas de seu pai, Arseny Tarkovsky, permeiam a narrativa e foram recitados pelo próprio.
– Tarkovsky fez 32 versões do filme antes de aprovar a 33ª e definitiva.
DERSU UZALA1975 / COR / 136 MIN. / DRAMA
Direção: Akira Kurosawa
Argumento Original: Vladimir Arsenyev
Música Original: Isaak Shwarts
Com Maksim Munzuk, Yury Solomin, Svetlana Danilchenko e Dima Korshikov
Sinopse: Explorador e cartógrafo do exército russo mapeia a Sibéria no fim do século 19, com a ajuda de caçador nativo avesso aos padrões mercantis de conhecimento e relação com a natureza. Produzida pelo Mosfilm, a obra trouxe de volta às telas o mestre japonês, que tentara o suicídio em 1971.
Classificação Indicativa: Livre
Curiosidades:
– Vencedor do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1976.
– Prêmios de Melhor Diretor e da Crítica Internacional no Festival Internacional de Cinema de Moscou em 1975.
ROMANCE DE ESCRITÓRIO1977 / COR / 157 MIN. / COMÉDIA ROMÂNTICA
Direção: Eldar Ryazanov
Argumento original: Emil Braginsky e Eldar Ryazanov
Música: Emin Khachaturyan e Raisa Lukina
Com Alisa Freyndlikh, Andrei Myagkov, Lia Akhedzhakova e Oleg Basilashvili
Sinopse: O dia a dia de um escritório de estatística de Moscou vira de pernas para o ar com o romance entre o tímido funcionário Anatoly Novoseltsev e sua chefe, a severa “Bruxa”.
Classificação Indicativa: Livre
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2012
Curiosidades:
– Eldar Ryazanov foi indicado ao prêmio de melhor diretor no Festival Internacional de Cinema de Chicago (1978).
– Uma das maiores bilheterias de 1978 na URSS, e uma das comédias russas mais populares de todos os tempos.
MOSCOU NÃO ACREDITA EM LÁGRIMAS1979 / COR / 148 MIN. / DRAMA
Direção: Vladimir Menshov
Roteiro: Valentin Chernykh
Música: Serguei Nikitin
Com Vera Alentova, Raisa Ryazanova, Irina Muravyova e Aleksei Batalov
Sinopse: As jovens Katya, Antonina e Lyudmila chegam a Moscou vindas do interior, em 1958. Elas sonham encontrar um bom trabalho e um amor para toda a vida. Ao longo de duas décadas, desde a juventude até a maturidade, acompanhamos suas vitórias e fracassos, seus amores, desejos e desilusões. As três passarão por situações que testarão suas forças, mantendo, no entanto, sua amizade inabalada.
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2010
Classificação indicativa: Livre
Curiosidades:
– Oscar de Melhor Filme Estrangeiro (1981).
– Indicado ao Urso de Ouro no Festival de Berlim (1980).
VÁ E VEJA
1985 / COR / 143 MIN. / GUERRA
Direção: Elem Klimov
Argumento e Roteiro: Ales Adamovich
Música: Oleg Yanchenko
Com Aleksei Kravchenko, Olga Mironova, Vladas Bagdonas e Lyubomiras Lautsyavichyus
Sinopse: Em 1943, o adolescente Floria, de uma aldeia bielorrussa, encontra um fuzil e se junta ao movimento guerrilheiro de resistência contra os nazistas. A ocupação da Bielorrússia foi de uma selvageria sem precedentes. Das 9.200 localidades destruídas na URSS durante a 2ª Guerra Mundial, 5.295 estavam situadas n região. Mais de 600 vilas, como Khatyn, foram aniquiladas, junto com toda sua população. 2.230.000 soviéticos, um terço dos habitantes da Bielorrússia, foram mortos durante os anos da invasão alemã.
Matriz restaurada pelo Estúdio Mosfilm em 2017
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 16 anos
Curiosidades:
– Vencedor dos prêmios de Melhor Filme e da Crítica internacional no Festival Internacional de Cinema de Moscou (1985).
– Prêmio de Melhor Restauração no 74º Festival de Veneza (2017).
– Frequentemente citado nas listas de melhores filmes de guerra da história do cinema.
TIGRE BRANCO2012 / COR / 109 MIN. / GUERRA
Direção: Karen Shakhnazarov / Argumento Original: Ilya Boyashov / Música Original: Yury Poteenko e Konstantin Shevelyov
Com Aleksei Vertkov, Valery Grishko, Vitaly Kischenko e Karl Krantskovski.
Sinopse: Encontrado quase morto entre destroços fumegantes no campo de batalha, o tanquista Ivan Naidionov tem uma recuperação surpreendente que desafia a compreensão dos médicos. Mais misteriosa fica a história quando ele revela que foi atingido pelo Tigre Branco, indestrutível tanque alemão que surge e desaparece por encanto, deixando um rastro de destruição e morte. Ligados por um elo sobrenatural, homem e máquina se empenham numa batalha que se projeta para além daqueles tempos.
Classificação Indicativa: Não recomendado para menores de 14 anos
Curiosidades:
– Representante da Rússia na disputa pela indicação ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro.
Dedicado ao pai do diretor, Gueorgy Shakhnazarov, que foi para o front aos 18 anos, e a todos os veteranos da Grande Guerra Patriótica.